ORIENTAÇÕES LEGAIS

REGISTRO DE ARMAS

CRAF – Certificado de Registro de Arma de Fogo, pode ser emitido através do Exército ou da Polícia Federal (com diferentes abordagens) e tem validade de 10 (dez) anos. O CRAF é como um “CPF” da arma.

Exército:

O documento de Registro de arma de fogo emitido pelo Exército, através do SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados), para os CACs (atiradores desportivos, colecionadores e caçadores), é o cadastro nacional da arma junto ao SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas). 

Para se obter o CRAF, primeiramente é necessário ter o Certificado de Registro (CR) de CAC e montar um processo composto por vários documentos, dando entrada no SFPC. Neste processo constam informações do requerente, a nota fiscal de compra da arma, da empresa que vendeu a arma, do clube de tiro do qual o requerente é associado e da arma propriamente dita.

Para se obter o CRAF emitido pelo Exército:

Polícia Federal:

O documento de Registro de arma de fogo emitido pela Polícia Federal utiliza o cadastro nacional da arma junto ao SINARM (Sistema de Nacional de Armas) e estabelece critérios específicos.

Link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/registro